Mulher da quebrada, resistência sempre!

Mulher da quebrada, resistência sempre!

Share on facebook
Share on twitter
Share on email

Mulher da quebrada sempre está em alerta, né não, Ma Ry? Embora muita gente nem saiba o nome completo dela, a Maria Carolina Bertoncello, atriz do longa-metragem “Nóis por Nóis”, que estreou nessa quinta-feira (12) nos cinemas de todo o Brasil, é exemplo de fortaleza. Não passa pano pros caras e já adianta: “Ser mulher para mim é ser a resistência. É exigir respeito”. Na série REALIDADES, produzida pela Destilaria Audiovisual, e em conversa com o Blog da Olhar, ela conta um pouco mais sobre a vida na periferia e os sonhos de uma jovem de 23 anos.

Mãe solteira, intercala os cuidados do filho Miguel, de 10 meses, com a responsa do irmão mais novo e da mãe, que recentemente passou por uma cirurgia. Corre pra pagar aluguel, se vira pra trabalhar e, aos poucos, vai voltando para as batalhas de rap que tanto curte. “Batalha de Conhecimento”, alerta Ma Ry. É que ela está cansada de zoeira e quer trazer cada vez mais conteúdo pra favela, para além do Sabará, no CIC (Cidade Industrial de Curitiba), onde foi criada e uma das regiões mais violentas da capital paranaense.

Cursou até o 8º ano escolar. “Era trabalhar ou estudar. Eu tive que fazer o corre”, conta Ma Ry, que só concluiu o Ensino Médio agora, através do Exame Nacional de Certificação e Competências de Jovens e Adultos (Encceja), oportunidade de ouro para muitos jovens que assim como ela tiveram que parar ou foram forçados a largar a escola por inúmeros motivos.

“É aquela jornada que nunca acaba. Realidade de muitas mulheres. Vendem o almoço pra pagar o jantar. Aqui é todo mundo assim. Minhas amigas às vezes estão na mesma ou até piores que eu. Às vezes fica difícil de se abrir”.

Já foi, segundo ela, jovem perdida. Com problema com droga e sem rumo. Hoje, após as filmagens do “Nóis por Nóis” e a chegada da maternidade, escolheu extravasar os sentimento de uma forma diferente. “Que não me prejudique e nem as pessoas ao meu redor”, afirma. Quer intensificar o debate, fortalecer as minas, ter condição de estudar, fazer Belas Artes em Curitiba. Quer ganhar o mundo. E que nada falte para o pequeno Miguel, seu precioso Miguel.

Confira aqui o bate-papo com a Ma Ry para o projeto Realidades!

 

OUTROS POSTS

Política de Privacidade

Termos de uso

Vagas de Emprego

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES DA OLHAR

TUDO CERTO!

Agradecemos a sua mensagem.

Caso precise de alguma outra informação, por favor entre em contato através das nossas redes sociais.

Para você que ama cinema.

Assine nossa newsletter quinzenal e receba conteúdos exclusivos.

TUDO CERTO!

Agradecemos o seu cadastro.

Agora você faz parte de um seleto grupo que recebe as nossas notícias em primeira mão!